2 de dezembro de 2013

Plano Juventude Viva é lançado na Bahia nesta segunda-feira

Salvador, cidade com maior população negra fora da África, sedia nesta segunda-feira (2) o lançamento do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra, denominado de Juventude Viva. O governador Jaques Wagner e os seis prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) assinam o termo de adesão ao programa do governo federal, às 14h, no teatro do Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque, que fica no bairro da Caixa d’Água.
A iniciativa chega a 20 municípios do estado, com ações de vários ministérios e recursos federais de cerca de R$ 200 milhões. Concebido pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o plano visa reduzir e prevenir a violência contra a juventude negra, priorizando os territórios com os mais elevados índices de homicídios dessa parcela da população.
Também participam da cerimônia os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a secretária nacional de Juventude (SNJ), Severine Macedo, e os secretários estaduais de Relações Institucionais (Serin), Cezar Lisboa, e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio.
O Juventude Viva vem somar esforços ao programa Pacto pela Vida, desenvolvido pelo governo baiano desde 2011 com o objetivo de reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.
Serão priorizados os municípios onde a população negra se encontra mais vulnerável, com foco inicial na RMS. Além de Salvador, serão atendidos jovens de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Simões Filho, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Camaçari, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Valença, Alagoinhas, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Dias d’Ávila, Candeias e Mata de São João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário