18 de novembro de 2013

Bahia lança Escola de Conselhos nesta quinta-feira

Um espaço de formação, sistemática e permanente para o ensino e aprendizagem sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Essa é uma das funções da Escola de Conselhos da Bahia, que será lançada nesta quinta-feira (21), das 8 às 12h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
A Escola de Conselhos, uma parceria do Governo da Bahia com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), será coordenada pela Sede, de forma compartilhada com o Grupo Gestor, composto pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca), Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente (FDCA/BA) e Associação dos Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (Acteba).
Segundo a titular da Sedes, Moema Gramacho, a implantação da Escola nasceu da necessidade de assegurar amplo campo de discussão, articulação e conhecimento contínuo e estratégico, para membros dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares do Estado. “O espaço vai favorecer o conhecimento e maior capacidade de atuação dos membros desses órgãos, contribuindo para a articulação operacional e a sua integraçãocom os demais setores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos”.

Formação - As ações formativas para desenvolvimento na Escola de Conselhos irão dialogar com as realizadas por outros órgãos, entidades não governamentais e universidades, na perspectiva de fomentar uma construção coletiva de novos espaços de discussão, articulação e garantia de direitos para crianças e adolescentes no estado.
A etapa de formação será realizada de forma presencial em quatro polos (Barreiras, Juazeiro, Ilhéus e Salvador), envolvendo a Formação Básica e Específica, com duração de 64 horas para cada turma. Participarão desta etapa, 2.758 conselheiros, sendo 1.668 dos direitos e 1.090 tutelares, selecionados por critérios definidos pelo grupo gestor.

18.11.13

eas/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário