5 de fevereiro de 2013

Iniciados em Morro do Chapéu os primeiros plantios comerciais de uvas viníferas


Há menos de três anos da assinatura de convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) e a Associação de Criadores e Produtores de Morro de Chapéu e Região para avaliação técnica e econômica de videiras destinadas à produção de vinhos finos na Chapada Diamantina, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), comemora o início dos plantios comerciais impulsionados pelo sucesso do experimento.
Em agosto do ano passado, com a presença do governador Jaques Wagner, foi feita a primeira colheita de uvas, transformadas nos primeiros vinhos da Chapada pela Embrapa e pela Vinícola Miolo, e apresentados ao público e autoridades durante a Fenagro 2012, no Parque de Exposições de Salvador. No mês passado, mais dois mil quilos de uvas das variedades Malbec, Cabernet Franc e Sauvignon Blanc foram colhidos e serão transformados em mais duas mil garrafas de vinho fino.
Agora, empresários da região já iniciam o plantio comercial de uvas em 20 hectares. Um deles, Ciro Mirante, começa o plantio de sete hectares de uvas viníferas para cultivar as variedades que apresentaram os melhores resultados, dentre elas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Sauvignon Blanc e Chardonnay, originárias da França e cultivadas em dois hectares na unidade de observação de uvas viníferas em Morro do Chapéu.
O convênio que deu origem a esta nova realidade foi assinado no dia 30 de agosto de 2010, em Petrolina (PE), entre a Seagri/EBDA, a Embrapa Semiárido e a Associação de Criadores e Produtores de Morro de Chapéu e Região, à época presidida por Benedito Belém, durante a Feira de Agricultura Irrigada (Fenagri), evento realizado alternadamente em Juazeiro.
No segundo semestre deste ano, um grupo de produtores de uvas e vinhos da França, da região de Champagne, vem à Bahia para conhecer a Chapada Diamantina, com a intenção de investir.
Além da unidade de observação em Morro do Chapéu, a Seagri/EBDA e a Embrapa já começaram a implantar outras, em Mucugê, onde já foi iniciada a plantação, e Rio de Contas. Os projetos estão sendo realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Mucugê e com a Associação de Pequenos Produtores da Comunidade de Fazendola, de Rio de Contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário