31 de julho de 2012

Logística para o Desenvolvimento do Nordeste

O Plano Nacional de Logística e Transportes, a relação federativa e os projetos estruturantes voltados para a Amazônia Legal e o Nordeste serão alguns dos temas debatidos no próximo encontro do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). A reunião será realizada entre desta quarta (1º de agosto) até sexta-feira (3), na cidade de São Luís, no Maranhão. Na abertura são aguardadas as presenças dos ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Alexandre Padilha (Saúde).
O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, fará uma apresentação com a temática Logística para o Desenvolvimento do Nordeste, onde abordará dez eixos logísticos. De modo sintético, no sentido Leste-Oeste, o documento sugere articulações no modal ferroviário, envolvendo as ferrovias Transnordestina, Oeste-Leste e Centro-Oeste, dada a necessidade de transporte de alta capacidade para escoamento de produtos de baixo valor agregado, tais como grãos e minérios.
Já no sentido Norte-Sul, a proposta é que as articulações ocorram pelas malhas rodoviária federal - BRs 101, 116, 122, 135 e 407 - e ferroviária - ferrovias Centro-Atlântica e Norte-Sul - para escoamento de produtos industrializados e cargas gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário