13 de junho de 2012

Espetáculo teatral faz turnê em assentamentos de agricultores do Sul da Bahia


Assentados de reforma agrária assistidos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio do núcleo operacional de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), do Escritório Local de Ilhéus, estão tendo a oportunidade de conhecer a arte teatral. O espetáculo “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito” -, realiza uma turnê pelos assentamentos localizados nos municípios de Itacaré, Una, Santa Luzia e Canavieiras, com o objetivo de levar entretenimento e consciência política para esse público que vive afastado dos centros urbanos.
De acordo com o sociólogo da equipe de Ates, Adriano Maraucci Rea, a peça começou a ser apresentada no último mês de maio e visitará todos os 22 assentamentos de reforma agrária da área de jurisdição do Escritório de Ilhéus. O projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) é fruto de uma parceria entre a EBDA, o Instituto Nacional de Colonização e Refoma Agrária (Incra) e o Ponto de Cultura da Bahia.
Além da encenação, que mostra a responsabilidade do povo em eleger e fiscalizar os políticos, são realizadas também oficinas de produção artística com o renomado produtor soteropolitano Elson Rosário. “Os assentados são envolvidos na produção da peça e têm a oportunidade de acessar um curso de capacitação de um ofício até então desconhecido pela maioria da população rural”, comentou o sociólogo Rea, com grande entusiasmo.
Paralelo à peça acontece um cineclube para os filhos dos agricultores menores de 14 anos, já que o espetáculo é indicado para maiores de 15 anos. O público mirim é acompanhado, em tempo integral, por uma pedagoga.A iniciativa é única e pioneira na Bahia e deve servir de estímulo para aqueles que ainda acreditam que o meio rural é feito somente de produção agrícola; olhar para os seus rostos sorridentes e surpresos aponta a necessidade urgente de valorizar e evidenciar a cultura e o entretenimento no campo”, concluiu o sociólogo Adriano Rea.







EBDA/Assimp, 13/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário