25 de abril de 2012

Bahia vai apresentar propostas na Conferência Nacional sobre Transparência


Incluir na grade curricular das escolas disciplina que trate do funcionamento do Estado e do combate à corrupção. Criar uma comissão com participação da sociedade civil organizada para acompanhar as licitações nos municípios. Transformar a corrupção em crime hediondo. Essas são algumas das 20 sugestões que a sociedade baiana vai levar para a primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada em Brasília, no período de 18 a 20 de maio, sob coordenação da Controladoria Geral da União.

O encontro é o primeiro com este tema a ser realizado no país e vai elaborar um caderno com 80 propostas e diretrizes para serem adotadas nas políticas públicas de controle e fiscalização no Brasil. A primeira Consocial reunirá representantes de todos os estados brasileiros, sendo que a Bahia enviará 56 representantes escolhidos durante a Conferência Estadual, em março último, na capital, com a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE).

De acordo com a auditora Geral do Estado, Mirian Tereza Machado, as sugestões baianas são resultado da discussão realizada em cerca de 90 municípios e consolidadas no encontro estadual. Foram mais de mil propostas apresentadas e, depois de um longo debate, escolhidas as 20 sugestões mais votadas. “Elas seguem quatro eixos temáticos que tratam do estímulo à transparência e acesso às informações públicas, da mobilização e controle social da gestão pública, da criação de conselhos para acompanhamento de políticas públicas e da prevenção e combate à corrupção”, explica a auditora.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário