27 de março de 2012

Bom Jesus da Lapa ganha Núcleo de Penas Alternativas


O município de Bom Jesus da Lapa, no centro-oeste baiano, ganhou, na última sexta-feira (23), uma unidade do Núcleo de Penas e Medidas Alternativas. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o núcleo funcionará com coordenador, assistente social, psicólogo e advogado, com atendimento nos mesmos moldes da Central de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa/Salvador).

"Esta inauguração representa a consolidação de uma importante ação para a Seap. Podemos falar com muita certeza que o investimento no trabalho da Ceapa e dos núcleos tem sido bastante reconhecido e hoje tem destaque no cenário nacional", disse o diretor-geral da Seap, Jackson Cerqueira. Ele destacou que a Seap tem como meta a implantação de mais dez núcleos, distribuídos em várias regiões do estado.

"Com as atividades multidisciplinares feitas pela central e seus respectivos núcleos, estamos garantindo para a sociedade baiana ações de caráter mais humanizado e de pacificação social", disse a coordenadora da Ceapa, Andréa Mércia.  Outro aspecto relevante, lembrou, é que esta política agrega uma economia importante aos cofres públicos, uma vez que o custo de um cumpridor de pena alternativa é significativamente menor que o de um encarcerado.

Os núcleos são um instrumento para um sistema punitivo mais justo e proporcional, capaz de garantir a função social da pena. Já são dez núcleos existentes no estado nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Ipirá, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, com abrangência dos 173 municípios dos territórios de identidade que integram.

Atualmente, a Ceapa e seus núcleos acompanham 2.935 cumpridores de penas e medidas alternativas como prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária e comparecimento periódico. A implementação dos núcleos de penas alternativas na Bahia é realizada desde 2002. No total, 12.584 pessoas já passaram pelo acompanhamento técnico especializado.



Zas/RR

27.3.12




Nenhum comentário:

Postar um comentário