22 de dezembro de 2011

Valorização do professor

 Mais 3.261 novos professores concursados estão sendo convocados este ano pelo governo da Bahia. No início do ano letivo de 2012, eles vão se unir aos 39 mil educadores da rede estadual. No final de novembro, o governo, por meio da  lei nº  12.364,  definiu um nova estrutura remuneratória para professores e coordenadores pedagógicos, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014. Aos professores com licenciatura, que já percebiam acima do piso nacional, o reajuste salarial foi de 7,9%. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, o reajuste foi retroativo a janeiro deste ano, garantindo para esse grupo o piso salarial nacional. Esses resultados foram acordados pelo governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação e da Administração, com a APLB Sindicato.

“O reajuste salarial faz parte da política de valorização do professor, dentro do compromisso do programa Todos pela Escola, para assegurar o direito de aprender aos nossos estudantes”, destacou Barreto. Segundo o secretário, o governo da Bahia vem garantindo todos os acordos firmados com a categoria, inclusive assegurando a oferta de cursos de formação superior para os docentes, tanto da rede estadual como da municipal. Além disso, explicou, a Bahia é referência nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor, que estabelece duas formas de progressão funcional com reajustes salariais: o avanço vertical automático por titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão horizontal com a avaliação de desempenho. 

Aplicada em 2010 e 2011, a Avaliação de Desempenho já beneficiou 6.335 professores e coordenadores pedagógicos, com aumento salarial de até 15%. O resultado da avaliação auxilia os educadores no seu próprio desenvolvimento e funciona ainda como instrumento para a SEC elaborar os programas de formação de docentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário