17 de novembro de 2011

Familiares de usuários de drogas na Bahia terão apoio do programa Amor Exigente

A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, estará em Salvador nesta sexta-feira (18) para implantação, na Bahia, do programa do governo federal Amor Exigente (AE) para atender familiares de usuários de drogas e comunidades onde vivem. O objetivo é compartilhar as dificuldades, buscar ajuda e a orientação necessária, com o intuito de prevenir o uso e valorizar a relação familiar, transformando-a em fator fundamental na recuperação dos usuários.

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) é uma das incentivadoras da implantação do programa na Bahia que, este ano, terá apoio financeiro da Embaixada dos Estados Unidos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad).

O programa é de ajuda mútua e se destaca por ser resultado de experiências vividas pelos próprios componentes das comunidades. O AE atua em todos os estados brasileiros, a partir de 12 princípios éticos básicos que identificam fatores de riscos para o abuso de drogas e, ao mesmo tempo, ampara usuários e familiares, adotando estratégias de enfrentamento à situação de conflito.

No lançamento do programa também estarão presentes uma comitiva com representante da Embaixada dos EUA, a representante nacional do Amor Exigente, Lucia Pretti. O movimento organizado AE surgiu em Campinas, na década de 80, sendo formado por familiares de usuários de drogas. Atualmente, o programa conta com cerca de 1.200 núcleos espalhados pelo país, assistindo a aproximadamente 120 mil pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário