A partir de sexta-feira (5), o sistema de emissão de carteira de
trabalho vai ficar suspenso no interior da Bahia e na região metropolitana de
Salvador. Para quem mora na capital, a suspensão no serviço começará no dia 12
de dezembro.
Por isso, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia
(SRTE/BA) orienta que os trabalhadores da Bahia que desejarem solicitar a
primeira ou segunda via da carteira de trabalho e previdência social (CTPS),
ainda este ano, deverão antecipar as solicitações.
O sistema de emissão voltará ao normal na Bahia a partir do dia 2 de
janeiro de 2015.
"O serviço vai precisar ser suspenso porque o Ministério está
implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa mudança,
o Ministério vai agilizar o processo de produção da carteira", explicou em
entrevista ao Jornal da Manhã desta quarta-feira (3) o chefe do setor de
políticas de trabalho, emprego e renda da Superintendência Regional do Trabalho
(SRTE), Carlos Melo. Ainda segundo ele, com a mudança, o documento poderá ser
entregue de forma imediata em alguns postos.
Se o trabalhador conseguir uma oportunidade de emprego durante o período
da suspensão, e tiver sem o documento, o empregador pode admitir este
funcionário, que pode ficar sem a carteira por um prazo de 30 dias. Nesse
período, o empregador tem que fornecer ao empregado um documento onde conste a
data de emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de seu pagamento.
Se o empregado não possuir a carteira na data em que for dispensado, o
empregador lhe fornecerá atestado de que conste o histórico da relação
empregatícia
A SRTE ressalta que a emissão da carteira de trabalho é um serviço que
precisa ser agendado. O telefone é (71) 3329-8431 ou através do site do
Ministério.
Fonte: G1-Ba.
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