4 de dezembro de 2014

Distrito de Coquinhos promove Projeto de Leitura em Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul, em parceria com a Biblioteca Comunitária Audízio Santana Alves e a Escola Ana Tavares, do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), vem promovendo um projeto de leitura para 154 alunos matriculados do pré ao 5º ano na rede municipal de ensino com o tema “A leitura é um instrumento motivador e desafiador capaz de transformar o indivíduo”. O projeto é uma iniciativa da professora e bibliotecária Raquel Santos, com o apoio de Cristiane Santos, diretora e Gisseane Almeida, coordenadora da Escola Ana Tavares.
O projeto teve início no dia 18 de novembro e terá duração de três semanas.
O objetivo desta jornada é mostrar que a realidade atual vem afastando cada vez mais os jovens do ato de praticar a leitura, devido a grande oferta existente de internet, games e a TV aberta e paga. Essas grandes ofertas de informações visuais tem criado uma grande falta de interesse na leitura por parte dos jovens.
Esse projeto pretende despertar nos jovens o prazer da leitura e aguçar, com isso, o potencial criativo dos educandos; possibilitar o acesso aos diversos tipos de livros; estimular o desejo de ler; recontar histórias que mais o interessaram e criar textos individuais e coletivos com mais criatividade, possibilitando uma grande vivência de emoções no exercício da fantasia e da imaginação.
Durante o período do projeto serão usados como estratégias de incentivos para os jovens: vídeos voltados para leituras; teatros com fantoches; livro mágico; produção de frases; criação de historinhas em quadrinhos e apresentações com personagens. Como recursos de aprendizagem serão usados livros, jornais, lápis de cor, TNT, caixas de papelão e jogos lúdicos.
Ao final do projeto será feita uma avaliação de forma contínua, vendo quais objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias para manter o interesse dos jovens na leitura.















Nenhum comentário:

Postar um comentário