25 de julho de 2013

Ibicaraí- Prefeito se reúne com vereadores e empresário para discutir a construção do novo cemitério

Aconteceu na manhã de quarta-feira (24), uma reunião entre o prefeito Lenildo Santana, o advogado e empresário Jonaéliton Céo Reis e os vereadores Idemar Lopes Soares (Dema), Osaná Crisóstomo do Nascimento (Osaná), Dulcinéia Campos de Oliveira (Baby), Alam Rogério Damasceno (Alam), Klaus de Oliveira Martins Pinheiro Farias (Klaus), Valtaire Alves Moreira (Válter), Gilvá de Jesus Silva (Gilvá), Flávio Santos dos Ramos (Flávio), Josseone Santos Carvalho (Ceone), Erasmo Carlos dos Anjos Silva (Pastor Erasmo), a assessora Roberta Almeida, representando a vereadora Adriana Assis e a advogada e Procuradora do Município, Adenildes Santos.
Na oportunidade foi discutido a construção do novo cemitério da cidade, ao lado do colégio Celem, com área inicial de aproximadamente 18 mil metros quadrados, podendo crescer no futuro. O cemitério será público-privado, com a construção inicial de 100 gavetas, chegando a 500 por parte do Poder Público Municipal, para atender a população, mais um jardim para as sepulturas; 01 velório com espaço para descanso e dois sanitários; 01 restaurante e 01 lanchonete, mais o prédio da administração, almoxarifado, oficina, caixa d’água, estacionamento amplo e uma capela para cultos religiosos.
O prefeito Lenildo Santana lembrou que só os indigentes são responsabilidade do município, sendo ele favorável a privatização de parte do novo cemitério, ressaltando que é necessário cobrar para termos um bom atendimento. “Esse procedimento é feito em todo o mundo, sendo que haverá uma parte para a população carente. O cemitério nos traz um custo fixo mensal com despesas e zero de receita. É necessário cobrar de quem pode pagar e quer ter um serviço de luxo. Nós garantimos o enterro com dignidade e respeito para o cidadão, só não podemos dar luxo”, disse o prefeito.
Lenildo Santana vê o novo cemitério como mais um empreendimento para o município, e lembra que o novo cemitério vai gerar entre 15 a 17 empregos diretos. Serão investidos mais de 600 mil reais, entre a desapropriação do terreno; Projeto do Cemitério; Terraplanagem; Licenciamento Ambiental; Construção de 500 gavetas e construção de um cais e um jardim. Lenildo deixou claro que tudo é uma proposta e que a Câmara Municipal foi convidada para fazer parte do processo, com a criação de uma comissão para avaliar e analisar o melhor caminho para a construção do novo cemitério, que o prefeito espera inaugurar ainda esse ano.
O prefeito finalizou lembrando que poderia ter fechado a construção da obra sem a participação do Legislativo Municipal, mas acha que o problema é de interesse de todos e por isso pediu a presença dos edis, para fazerem parte desse momento tão importante da história do nosso município.
O empresário Jonaéliton Céo Reis é o proprietário do terreno que será desapropriado para a construção do novo cemitério em Ibicaraí e será o responsável pela construção e administração do novo empreendimento. Jonaéliton disse que haverá um regimento interno com regras para cada túmulo e que o cemitério será todo gramado e terá manutenção permanente, com sepulturas padronizadas. O município entraria com parte da manutenção em forma de repasse e construiria as gavetas. Os valores deverão ser discutidos entre o Executivo e o Legislativo Municipal, tudo dentro da lei. O empresário acha importante a privatização de parte do novo cemitério até para haver um maior respeito pelo novo espaço.
O presidente da Câmara de Vereadores Idemar Lopes Soares (Dema), perguntou sobre os critérios de pagamento da população e acha viável a privatização de parte do novo cemitério, tomando cuidado para não privilegiar nenhuma classe social. Dema levantou a questão do percentual de correção de valores no decorrer dos anos. “É uma questão que deverá ser bem vista, para não acarretar em problemas futuros”, disse o presidente da Câmara.
A vereadora Baby Oliveira foi contrária a privatização de parte do cemitério, lembrando que vivemos em uma cidade pequena e de uma população humilde. Baby acha também viável que mantenha o nome da pessoa no seu respectivo túmulo.
Por fim, ficou definida uma nova reunião para a próxima quinta-feira (31-07), às 9 horas, no gabinete do prefeito, para discutir os avanços da construção do cemitério.


Texto: Arnold Coelho – Fotos: André Luiz Evangelista e Antõnio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário