Para informar à sociedade baiana sobre a prevenção e o diagnóstico das hepatites virais, uma série de atividades será realizada esta semana no estado. O pontapé inicial aconteceu ontem (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o BA-VI, pela série A do Campeonato Brasileiro. Antes do jogo, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e o presidente da Associação Baiana para Estudos do Fígado, o hepatologista Raymundo Paraná, concederam entrevista à imprensa que cobria a partida.
Solla informou que nos próximos dias, em todos os polos regionais da Bahia, serão feitos gratuitamente testes rápidos para diagnosticar a doença. “Hoje, é o início da semana de atividades. O dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Já Raymundo Paraná destacou a necessidade de diagnosticar a doença de forma precoce. “Não existe um sintoma específico. É uma doença silenciosa. O fígado suporta a pressão por muitos anos. Após o teste rápido, é possível fazer o encaminhamento e o tratamento”.
sas/om 22.7.13
Nenhum comentário:
Postar um comentário