A Mostra Itinerante de Culturas Populares chega ao Centro de Cultura
Adonias Filho, espaço administrado pela Secretaria de Cultura do Estado em
Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (12). Com acesso gratuito e
classificação livre, a programação continua até domingo (15), sempre a partir
das 9h, e marca o encerramento das atividades no município. O projeto já passou
pelo Cine Solar Boa Vista, em Salvador, e o Teatro Dona Canô, em Santo Amaro.
O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento à cultura administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA). A mostra envolve quatro ações - exibição de curtas-metragens, apresentações de grupos de culturas populares baianos, oficina de audiovisual e oficina de cultura popular. Os curtas selecionados mediante inscrições gratuitas foram avaliados por comissões especializadas nos campos de cinema e culturas populares. São filmes nacionais - ficção ou documentário -, que retratam culturas populares, suas tradições, saberes, representações e identidades. O público deve escolher o melhor curta-metragem e, no último dia, o vencedor recebe premiação no valor de R$ 1 mil.
As apresentações dos grupos acontecem somente uma vez por município, sendo escolhidos nove (três para cada cidade), conforme seleção da curadoria da mostra. Os grupos participantes são populares e/ou tradicionais em seu município das áreas de música, teatro, dança folclore, festa, literatura e artes em geral. A Oficina de Audiovisual, com duração de 12 horas, visa estimular o uso das linguagens audiovisuais como ferramenta de expressão. A última ação é a oficina com mestres locais de culturas populares, também com carga horária de 12h, que ensinam técnicas e aspectos da cultura popular local.
Espaços culturais
A Secult mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), que ficam em diversos territórios de identidade. Destes, cinco estão em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Mais informações estão disponíveis no site Espaços Culturais.
Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)
Nenhum comentário:
Postar um comentário