A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conforme o Decreto Financeiro de Nº 21 publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (9), liberou R$ 3,8 milhões para ações emergenciais no abastecimento de água em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com o titular da SIHS, Cássio Peixoto, o volume de recursos ajudará a conter a crise hídrica na cidade.
Entre as ações emergenciais, o secretário cita a relocação da captação, no bairro Nova Ferradas, e a recuperação da estação de tratamento de água da localidade, que possibilitará o aumento da oferta e a melhoria da qualidade da água distribuída. Segundo Cássio Peixoto, todas as medidas atenderão aos padrões de portabilidade estabelecidos em lei.
Ele informou que será reativado um reservatório para despressurizar a rede de distribuição, além da vegetação aquática do Rio Cachoeira, evitando a proliferação do mosquito da dengue. Outra medida é a liberação imediata de carros-pipa em pontos estratégicos. Estas ações, somadas, “resultarão na elevação da vazão de água de 48 litros por segundo para 100 litros por segundo”, disse o secretário.
Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário