17 de janeiro de 2016

Prefeito, vereadores e empresário visitam obra da barragem do Luxo





Texto e fotos: Arnold Coelho – Foto aérea: Binho Vídeo
A manhã da última sexta-feira, 15, foi marcada por mais uma visita do prefeito Lenildo Santana na Barragem do Luxo (barragem responsável por abastecer parte do município de Ibicaraí). Dessa vez o prefeito esteve acompanhado dos vereadores Valter da Farmácia, Osaná Crisóstomo, Gilvá de Jesus, Alam Rogério, Idemar Lopes, Flávio Ramos e Klaus Farias, além do empresário Alan Moreira (Farmácia Moreira), do diretor do SAAE, José Dias e do Técnico em Saneamento, William Nogueira.

A obra de desassoreamento e ampliação chega ao seu décimo dia de trabalho e está sendo feita através de uma parceria entre a Prefeitura de Ibicaraí e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A ação é de caráter emergencial e está aproveitando o período de estiagem que passa Ibicaraí, o que resultou com a seca de toda a barragem. Vale lembrar que essa ação está sendo feita com recursos próprios e conta com a ajuda das cerâmicas Ibicaraí (Themer Habib) e São Cristóvão (Miudinho), que estão disponibilizando diversas caçambas para recolher a grande quantidade de barro extraída do local.
De acordo com Pancho, gerente de obras da Secretaria de Infraestrutura de Ibicaraí, além das duas escavadeiras Caterpillar 3200, de esteira, e as retroescavadeiras, a obra conta com as caçambas da prefeitura e em torno de 10 caçambas das duas cerâmicas. "Estamos trabalhando em média 10 horas por dia com até 18 caçambas. Nesses 10 dias já retiramos mais de 1200 caçambas de barro da barragem. Se tudo correr bem, em mais uns 10 ou 12 dias de trabalho terminaremos essa etapa dos trabalhos", disse Pancho.

“Essa é uma obra ousada que estamos fazendo com recursos próprios, pensando primeiro em Ibicaraí e em nossos munícipes. Fora essa ação estamos tentando recursos junto aos governos do Estado e Federal para trazer água da represa de Floresta Azul. A reconstrução da Adutora de Floresta Azul está orçada em cerca de R$ 1.000.000,00. São 8 quilômetros de tubulação da barragem até Ibicaraí. Estou indo novamente para Salvador para tentar conseguir esse recurso. Enquanto não chove estamos comprando água da Embasa e disponibilizando para a população em carros-pipas", disse o prefeito Lenildo Santana.­­







Nenhum comentário:

Postar um comentário