A Casa Civil do Governo da Bahia, por meio do Grupo Governamental de
Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), está realizando uma rodada de
encontros regionais para Consulta Pública ao I Plano Estadual de Segurança
Alimentar e Nutricional, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e
nutricional e o direito humano à alimentação adequada e saudável à população
baiana. O próximo e último encontro acontece em Salvador, na próxima
terça-feira (2), no Golden Park Hotel, a partir das 9h, com a presença de
representantes dos Territórios Metropolitano de Salvador, Recôncavo, Litoral
Norte e Agreste baiano.
Para esta ação, os Territórios de Identidade da Bahia foram agrupados em cinco audiências públicas. A primeira ocorreu no dia 12, em Feira de Santana; seguida de Itabuna, no dia 14; Senhor do Bonfim, no dia 19; e Ibotirama, no dia 21. Participam dos eventos representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios que compõem os 27 Territórios.
Durante as audiências estão sendo apresentadas as propostas do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para apreciação e definição de ações prioritárias para cada Território de Identidade e para que os participantes apresentem novas propostas que ainda não estão contempladas.
O secretário executivo do GGSAN, Flávio Bastos, destaca os avanços conquistados nos últimos anos na melhoria da segurança alimentar da população baiana através das ações integradas dos governos federal, estadual e municipal. “A participação da sociedade é fundamental no processo da construção de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional. O Governo quer ouvir as pessoas que convivem com diferentes situações e diversidades naturais e culturais”, diz o secretário.
Conferência Nacional
As pessoas presentes nas audiências também estão sendo convidadas para participar das etapas municipais, territoriais e estadual da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo tema é ‘Comida de Verdade no Campo e na Cidade’. De acordo com o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA), Naidison Batista, “pretendemos fazer um amplo processo de debates e construção de propostas para que avancemos na implementação de políticas públicas que garantam esta comida de verdade no campo e nas cidades do Estado da Bahia”.
O representante da Central de Associações Fundos de Pasto de Oliveira dos Brejinhos, Sandro Oliveira, relata que “esta é uma iniciativa proveitosa que valoriza os produtos da Agricultura Familiar para uma vida mais saudável”. Mais informações podem ser obtidas com o GGSAN, pelo número (71) 3115-9208 ou e-mail ggsan@casacivil.ba.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário