Depois de três dias intensos de exposições, oficinas, cursos,
competições esportivas, produções literárias para mais de 20 mil alunos da rede
estadual, a realização da sétima edição do Festival Anual da Canção Estudantil
(Face), na noite desta quinta-feira (29), concluiu a programação do 3ª Encontro
Estudantil Todos Pela Escola, organizado pela Secretaria estadual de Educação
(Sec). Os selecionados para a final, que aconteceu em um palco montado no
gramado da Arena Fonte Nova, apresentaram suas músicas e o público que
participava do evento ainda pôde curtir um show do cantor Saulo Fernandes,
enquanto os jurados escolhiam os melhores da noite.
Foram 15 canções selecionadas para serem apresentadas em Salvador e o grande destaque da noite ficou com o estudante de 19 do município de Teixeira de Freitas, Roberto Clarisseau Marcial Neto. Acompanhado do seu violão, ele tocou e cantou a música “O jovem nordestino”, de autoria própria. Para o jovem, essa experiência vai além de ter sido escolhlido em primeiro lugar. “Eu não ganhei aqui no palco, eu ganhei muito antes, desde quando cheguei aqui em Salvador para os ensaios, conhecer todo mundo que participou, a diversidade cultural da Bahia, chegar aqui e poder aprender tudo isso foi o real prêmio”, explicou o vencedor.
Emocionada por ser o seu último ano na escola, a concluinte do ensino médio na cidade de Paulo Afonso, Damilly Freires da Silva ficou com o segundo destaque ao apresentar a canção que escreveu “O samba vive em mim”. “Esse é o meu terceiro ano de Face, uma experiência incrível que mudou para sempre minha vida e que me incentivou a decidir o caminho da música para a carreira profissional”, explicou a jovem. Já o 3º destaque do Face ficou com a dupla Jocimar Bispo dos Santos e Weverton da Conceição Campos Candeias, do município de Santo Amaro, que cantaram a música “Eu sou o samba”, composta por Joscimar.
Face - As apresentações da noite foram abertas por volta das 19h desta quinta (30) na Arena Fonte Nova com shows dos vencedores do Face do ano passado, para depois passar os microfones para os competidores do festival, que em 2014 completa sete edições. Enquanto os jurados decidiam os ganhadores da noite, o público formado por estudantes, professores e profissionais da educação assistiram a um show do cantor Saulo Fernandes. Saulo chegou um pouco antes e acompanhou parte das apresentações e elogiou os estudantes. “Eu estou encantado, principalmente com o texto, essa é uma oportunidade de encontrar esse elo entre a arte e educação, e eu acredito nisso, no poder transformador da música”.
Jurado em seis das sete edições do Festival Anual da Canção Estudantil, o cantor e compositor Tonho Matéria avaliou a qualidade técnica dos jovens que passaram pelo palco do Face, não só desta noite, mas ao longo dos últimos anos. “Esses meninos não brincam, vêm aqui e se apresentam de maneira praticamente profissional , o que para nós, enquanto jurados, é uma coisa magnífica”, explicou Tonho Matéria. Também jurado, o músico baiano Jota Velloso, acredita na iniciativa como uma forma de incentivar a cultura no estado através da música. Segundo Jota, “como compositor, eu fico muito feliz em perceber que nesse festival se cria oportunidade desses jovens produzirem, criarem, num trabalho educativo importantíssimo”.
3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola - A iniciativa da Secretaria estadual de Educação reuniu, entre os dias 28 e 30 de outubro, projetos das mais diferentes expressões artísticas e intelectuais com mais de vinte mil alunos da rede estadual em espaço que foi montado na Arena Fonte Nova, em Salvador. Durante os três dias do evento os estudantes participaram de uma programação que incluiu exposição da 7ª Mostra do Artes Visuais Estudantis (AVE), Terceira Aventuras Patrimoniais do Educação Patrimonial e Artística (EPA), 2ª Mostra de Curtas de 5 minutos do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), 1ª Mostra do Projeto Dança Estudantil (Dance), 1ª Apresentação do Canto Coral Estudantil (Encante), Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), 4ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, Tenda Digital e Centro Juvenil de Ciência e Cultura, além do 6º Sarau Estadual do Tempos de Arte Literária (TAL).
Para o secretário de Educação, Osvaldo Barreto, o evento foi muito organizado e um sucesso de realização. “O clima aqui foi festa, de alegria, de envolvimento dos jovens com o evento. Passei todos os das aqui e acompanhei e me emocionei com o talento desses estudantes que culminou com a apresentação desses projetos, mostrando a potencialidade e a qualidade do ensino nas escolas estaduais. Foi um evento consagrador para o ensino público da Bahia”, elogiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário