Os torcedores que forem ao Estádio de Pituaçu no próximo domingo (29) para assistir ao jogo Bahia X Corinthians terão a oportunidade de receber informações sobre prevenção e tratamento das hepatites virais. No local, profissionais de saúde estarão disponibilizando material educativo e aconselhamento sobre as formas de prevenção das hepatites, que hoje se constituem em grave problema de saúde e frequentemente estão associadas a complicações como a cirrose hepática e o câncer hepático.
A ação é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio do Programa Estadual das Hepatites Virais, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, e integra a programação da ‘Semana Estadual das Hepatites Virais’, que tem como objetivo divulgar e estimular a detecção das hepatites virais B e C na população.
Início da programação - As atividades serão iniciadas nesta terça-feira (24), com o II Seminário de Hepatites Virais, Coinfecções e Transmissão Vertical, voltado para enfermeiros, médicos e assistentes sociais dos Centros de Testagem e Aconselhamento e Serviços de Assistência Especializada (CTAs e SAEs). No interior, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Referência de Hepatites Virais de diversos municípios também vão realizar ações.
Estatísticas - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B, dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus, há aproximadamente dois milhões de infectados no Brasil e ocorre um milhão de mortes/ano no mundo.
O vírus da hepatite C tem aproximadamente cerca de 200 milhões de portadores no mundo. Na Bahia, apesar das subnotificações foi registrado, no período de 1998 a 2011, um total de 11.100 casos de hepatite A, 5.553 de hepatite B e 3.418 de hepatite C.
Medidas pra evitar transmissão
Usar preservativo nas relações sexuais
Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings
Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure
Não usar lâminas de barbear ou de depilação de outras pessoas
Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas como o crack.
Nenhum comentário:
Postar um comentário